domingo, 10 de abril de 2011

Muito Prazer!

Praqueles que questionam a razao deste blog, eu respondo: "Porque com queijo tudo fica mais gostoso!" 'E ou nao 'e verdade que com queijo tudo fica mais gostoso? Se a Julia Child, precursora da culinaria francesa nos Estados Unidos diz que a manteiga e' o grande segredo do sabor, os americanos dizem que e' o bacon e alguns Chefs de Cuisine do mundo dizerem que e' a gordura do porco, eu digo que e' o queijo! Sim, o queijo! Existe, alem dos ovos (e' claro! HA!), algum ingrediente mais versatil que o queijo? Pense naquela pizza que voce adora com queijo, ou naquela massa com molho de queijo ... O que seriam dos vinhos sem os queijos, das inumeras diversidades de saladas - e, pior, pra nos brasileiros, o que seria da Julieta sem seu Romeu?


Agora pense em uma torta com queijo. Lasanha? Quiche? Nao, vamos mais fundo. Pense numa torta DOCE de queijo. Mas nao 'e qualquer tipo de queijo. Pense numa torta de recheio denso e ao mesmo tempo todo cremoso, com um sabor dificil de se definir, sabor que lembra um pouco queijo, um pouco creme de baunilha, creme de ovos, creme de leite, leite condensado... Pense em todos esses sabores se derretendo na sua boca, ao mesmo tempo que seus dentes mastigam a crocancia suave da massa e sua boca sente o azedinho da calda de fruta se misturando com todos os outros acucares. So' quem ja provou o autentico Cheesecake sabe do que eu estou falando.


Depois de tres anos vivendo nos Estados Unidos, a minha principal preocupacao quando resolvi voltar ao Brasil foi "Como vou sobreviver sem cheescake?". E' um vicio! La na terrinha do tio Sam, onde tu vai tem cheesecake. Nao existe menu de restaurante sem cheesecake - as vezes ele 'e a unica sobremesa do menu. Existem inumeras lojas especializadas somente nessa delicia e la' tu encontra cheescake de tudo que e' sabor: morango, caramelo, chocolate banana, nozes, penut butter (manteiga de amendoim), amendoas, pessegos, cerejas, chocolate branco, doce de leite, e tudo mais que se possa imaginar. Os menus sao longos e so' de sabores diferentes para o tradicional cheesecake.


Sabe-se por sinal que, apesar de hoje ele ser uma receita, diriamos, monopolizada pelos americanos, ele surgiu originalmente na Grecia e acabou indo pros Estados Unidos e virando febre. Eu chegava a ter pena das outras sobremesas, nenhuma tinha nem chance com eles. Aniversario de crianca com negrinho e branquinho? Nao gente, la' ninguem usa leite condensado pra nada. Fiz um ano de Culinary School e nao usei uma latinha. No supermercado ate' tem um tal de 'condensed milk' e o gosto ate' que e' bem parecido com o nosso leite condensado, mas nao sei porque ninguem gosta - acho que e' uma questao mesmo de paladar.


La' eles gostam muito de cremes baseados em 'shortenings', utilizando altas quantidades de manteiga e principalmente de banha, que 'e o substituto mais barato da manteiga  - e obviamente mais prejudicial a saude, mas que acaba sendo amplamente utilizado nas  padarias por ser mais facil de se trabalhar, visto que aguenta maiores temperaturas durante os processos da coccao- no entanto, quando 'e ingerida, entra e gruda no ceu da tua boca, ninguem merece! Por isso que nunca fui muito fa dos famosos 'Cupcakes' que sao os irmaozinhos mais novos dos cheescakes nos Estados Unidos. O bolinho tem a quantidade de creme colorido artificialmente que dobra seu tamanho e aquele creme e' originalmente meio sem gosto - ou com gosto de gordura, mas nao importa qual aniversario tu va, de crianca ou de adulto, eles vao estar la'! E' o cheescake pros adultos e os Cupcakes pras criancas. Os adultos, espertos, comem a melhor parte e depois atacam os Cupcakes! haha


Aqui no Brasil, o cheescake e' normalmente muito caro. Primeiro, porque ele e' considerado uma iguaria, um prato diferente. Segundo, porque sua receita original requer ingredientes como as famosas "Graham Crackers", que sao as bolachinhas pra base que tem uma crocancia diferente e o original Philadelphia Cream Cheese, que e' o que da toda a cremosidade ao doce, que ainda sao pouco comercializados no Brasil e ainda tem um valor mais elevado. Como curiosidade, o famoso cream cheese, foi descoberto em 1872 por acidente por um produtor de queijos da regiao de Nova York, chamado William Lawrence. Na tentativa de reproduzir um queijo frances chamado 'Neufchatel',  ele distribuiu sua massa em papel de aluminio e acabou com um queijo que nao e' condensado,  mais forte e cremoso, dando o nome a ele de 'Philadelphia'.


As receitas brasileiras, assim como na Italia, normalmente se utilizam de Ricotta e creme de leite pro recheio (em outros paises Europeus, como a Alemanha e a Polonia, utiliza-se queijo Quark) e bolacha Maria ou Maizena pra base - o que impede o cheescake de ter tanto sua crocancia, quanto sua cremosidade originais, que sao os principais atrativos dessa iguaria. Quem faz o original aqui no Brasil, cobra carissimo -ja vi casas de cheescake cobrarem R$80, 00 por uma torta. E' so' colocar no Google que voces vao ver como nao estou mentindo! A torta e' extremamete simples de se fazer, o que a encarece sao os ingredientes que ainda sao dificeis de se encontrar por aqui. Outras sobremesas por exemplo, como o Creme Brulee, possuem ingredientes extremamente simples como creme de leite e ovos, porem necessitam de uma tecnica mais cuidadosa e demorada de preparo, como assar em banho maria e o uso do macarico cuidadosamente pra aperfeicoar a aparencia, o que encarecem o produto final.


A receita basica e original do cheesecake entao, recebe as caldas e coberturas que as dferenciam. Um dos meus prazeres e' pegar uma fruta fresca como a ameixa, por exemplo, misturar com um monte de acucar, um pouquinho de agua e de vinho tinto pra dar cor e sabor e deixar na panela em fogo brando por horas... A fruta e os outros ingredientes vao trocando ideias, se conhecendo, devagarzinho, ... e no final eles estao todos juntos e ficam deliciosos! Nos Estados Unidos, alguns estados decidiram diferenciar suas receitas de cheescake; - o mais famoso e' o 'New York Style' que leva menos 'heavy cream' ou algo parecido com um creme de leite aqui no Brasil, e acaba sendo menos cremoso e um pouco mais denso, com mais sabor do queijo. Outras receitas, adicionam extrato de baunilha, suco de limao e ate' nos moscada pra dar um sabor diferenciado ao doce.  Tem tambem as opcoes mais leves e com menos 'peso de conciencia', que utilizam versoes lights de manteiga/margarina pra massa de base e o Cream Cheese light, com reducao de calorias e gordura pro recheio, alem de menos acucar ou algum tipo de adocante para o recheio e a calda.


Enfim, nao importa qual versao voce escolha, o verdadeiro Cheescake e' uma torta impossivel de nao se gostar. E normalmente, como eu, quem gosta, ama! -e vicia! E os apreciadores e fanaticos por esta iguaria, sabem a diferenca do produto quando se utilizam os ingredietes originais - que sao de alta qualidade, quando se cuida direitinho do tempo e da temperatura do forno pra que ele nao cozinhe demais e nao perca sua cremosidade, ou cuide para que nao queime no topo e forme uma crosta de queijo. Podem me chamar de americanizada, do que quiserem, mas a minha sobremesa preferida e' e vai continuar sendo o Cheesecake! Nao troco a minha familia e o meu pais pelo do tio Sam, mas troco, sim, o leite condensado pelo Cream Cheese!


A partir de agora, digam 'Cheeeese'!!


Grande abraco a todos e nos vemos em breve nessa jornada em busca do Cheesecake perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário