domingo, 10 de abril de 2011

Existe vida alem do Michelin?

“The other thing that has always made me wonder about Michelin rankings is that they claim a lot of science to them, but is there a lot of soul to them?"

Navegando na web ontem a noite me deparei com este artigo da revista americana 'The New Yorker' sobre o Guia Michelin e o ambiguo ranqueamento que ele envolve. Ambiguo porque? Voces devem se perguntar... Essa ferramenta e' propriedade da empresa multinacional de pneus automobilisticos Michelin, foi originada na Franca no inicio do seculo passado e hoje 'e reconhecida no mundo todo como o maior e melhor guia de avaliacao dos servicos prestados pelos estabelecimentos gastronomicos. 


As avaliacoes sao consideradas de alta credibilidade quanto a sua autenticidade, ja que o rigoroso treinamento recebido pelos inspetores visa o sigilo total do julgamento alem de eles possuirem um altissimo preparo tecnico com a finalidade de prestar atencao a cada pequeno detalhe. A analise acontece desde o momento que se marca a reserva em um restaurante ate' a hora que se paga a conta e se vai embora e os pratos sao avaliados desde a qualidade dos produtos de base `a apresentacao final e total da refeicao. Ou seja, nao ha' espaco para gafes. O esquema, que preserva a anonimidade total dos seus inspetores, nao permite que eles revelem suas profissoes nem aos proprios pais, os encontros com a hierarquia sao tratados por telefone minutos antes de acontecerem, sempre em lugares diferentes, tudo ao estilo James Bond.


O destaque confere o maximo de 3 estrelas aos restaurantes, sendo que a terceira estrela e' privilegio de poucos. Na Franca, por exemplo, apenas cerca de 25 restaurantes foram considerados merecedores e, nos Estados Unidos, cerca de 10. Nessa busca intensa por reconhecimento, renomados Chefs passam suas vidas inteiras lutando para que seu trabalho seja digno e o 'fuzue' e' tanto em torno dessas estrelas que alguns deles chegam a cometer suicidio por pensar em perde-las. Ja o que intriga a Gastronomia e' o fato da avaliacao tecnica ser tao intensa que muitos Chefs se preocupam somente com a ciencia dos metodos e, na busca pela perfeicao do prato, esquecem da Culinaria como arte, como forma de expressao propria, enquanto competem arduamente e se preocupam apenas com o pomposo reconhecimento que o Guia confere.


Em anexo eu coloquei o artigo na integra praqueles que leem em ingles e se interessam pelo assunto. Indispensavel sabedoria a todos que se envolvem de alguma forma com a Gastronomia! Cliquem no titulo do post e divirtam-se!


 
             

"Quando você aprende a licao de que não existe tal coisa como o alimento perfeito, apenas a idéia do mesmo,  o verdadeiro propósito da luta pela perfeição se torna claro: fazer as pessoas felizes. 'E nisso que cozinhar se baseia." Thomas Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário